Devo abrir uma empresa médica? Existe uma taxação específica para médicos?  Simples Nacional é o melhor regime tributário para o meu perfil? Vamos esclarecer essas e outras questões para você começar a sua carreira com o pé direito e manter a contabilidade em dia.



Acabei de me formar em medicina, o que preciso saber sobre contabilidade médica?

É importante contar com bons parceiros de negócio desde o começo da sua carreira médica. Por isso, escolher uma contabilidade alinhada com a sua realidade faz toda a diferença para a saúde da sua empresa.

Vale dizer que, mesmo durante a sua residência, abrir a sua PJ médica – ou seja a sua empresa própria – viabiliza plantões onde exigem um CNPJ, organiza a sua vida financeira e garante a sua segurança patrimonial – falamos mais sobre isso aqui.

Vale pontuar: o profissional que cria uma entidade legalmente separada de si mesmo (um CNPJ) ganha uma camada de proteção financeira e jurídica. Significa dizer que em caso de problemas financeiros ou litígios, a pessoa jurídica responde pelas suas próprias obrigações, protegendo o patrimônio pessoal do profissional médico. Isso proporciona uma maior segurança e tranquilidade para os planejamentos da vida.

Separamos outras dicas importantes para você começar 2025 com as contas em dia:

 

Quanto de impostos o médico paga?

O principal dos impostos que pagamos é o IR (Imposto de Renda). O médico é um profissional liberal e vai pagar o imposto de acordo com a sua renda, afinal ele é proporcional à receita que você recebe. Assim, é preciso considerar os rendimento de PJ médica (quando você receber pro-labore) e da PF (Pessoa Física), afinal é a partir dessa soma que você será taxado.

Outra informação relevante neste quesito é a escolha do regime tributário em que você irá se enquadrar. Para isso, é necessário fazer uma análise criteriosa para encaixar a sua realidade no melhor modelo para cada fase da sua carreira (clique para saber mais). São muitos detalhes a serem avaliados como, por exemplo, a sua forma de remuneração perante a sua PJ médica. Por exemplo, quando o assunto é Imposto de Renda não há soma de rendimentos se o pagamento pela PJ for por distribuição de lucros. Há soma somente se a retirada da empresa for como pró-labore.

 

 

Médico pode ser MEI?

De jeito nenhum! Isso porque o exercício da medicina não está incluso na tabela de atividades que podem aderir ao MEI – Microempreendedor Individual. Portanto, não é permitido praticar medicina emitindo Nota Fiscal como MEI. Quando é preciso um CNPJ médico, o mais indicado é que você crie sua empresa ou entre em um empresa médica que seja compatível com a sua realidade de trabalho e financeira. 

 

Simples Nacional para médicos: é tão simples assim?

Muitas vezes, o médico recebe a indicação de optar pelo Simples Nacional, mas nem sempre essa é a melhor escolha para você. Quando falamos em PJ Médica é preciso considerar também os rendimentos de PF (Pessoa Física). Afinal é a soma desses rendimentos (PJ + PF) que vai resultar na economia geral do seu Imposto de Renda.

O problema do Simples Nacional é pagar pouco hoje e pagar muito amanhã. Por isso, aqui, estudamos caso a caso para reduzir a carga fiscal e maximizar a rentabilidade da sua PJ médica com um planejamento fiscal bem estruturado, legal e coerente com seus planos e rendimentos.

Então como escolher o melhor regime tributário? Criamos um conteúdo sobre o assinto que, além do Simples Nacional, explica sobre as opções mais viáveis para médicos, clique e saiba mais.

 

Como escolher a minha contabilidade médica?

Saber se ela é confiável é o primeiro passo, e geralmente isso se dá por meio de comentários positivos dos clientes e tempo de mercado. Veja também quais serviços, vantagens e diferenciais são oferecidos. Já falamos sobre o assunto no blog e também criamos dicas de como manter a sua empresa mais saudável, clique para saber como fazer a melhor escolha.

 

Por que a Contabilidade Consultiva é a melhor opção para médicos?

Diferente da contabilidade tradicional que aguarda a demanda do cliente, a contabilidade consultiva é proativa e ajuda nas tomadas de decisão em gestão contábil e financeira. Além da contabilidade, quem trabalha dessa maneira se torna um parceiro estratégico na vida do médico, auxiliando desde a escolha do melhor plano tributário até uma possível mudança de modelo de negócio. 

 

Para finalizar trazemos uma dica importante para ajudar você a economizar:

Só a SMR tem um plano completo de contabilidade SEM CUSTO FIXO. A opção de plano Compartilhada foi criada especialmente para profissionais que buscam uma contabilidade completa, comprometida e sem mensalidade. Quer saber mais? Clique aqui.

Contabilidade médica sem custo fixo é só na SMR 🙂