Na SMR, o lema é: não pague mais nem menos, pague o que é certo. Por isso, ajudamos nossos médicos a reduzirem a carga fiscal e maximizar a rentabilidade da clínica médica (CNPJ) com um planejamento fiscal bem estruturado.


O que é e por que é importante realizar um Planejamento Tributário?

O planejamento tributário é uma estratégia financeira e contábil que as clínicas médicas e empresas utilizam para otimizar o pagamento de impostos de forma legal, buscando reduzir a carga tributária.

O objetivo principal desse planejamento é minimizar o impacto dos impostos sobre os lucros e o patrimônio de uma empresa, garantindo que ela cumpra todas as obrigações fiscais estabelecidas pela legislação vigente.

 

Quais são as vantagens para o médico? E para o paciente?

O resultado de um bom planejamento sempre traz economia à clínica médica. É um modo de planejar estrategicamente a vida financeira e contábil, dentro de todos os limites da lei, para majorar lucros ou diminuir prejuízos.

Além de economia, ajuda o médico a visualizar cenários para investimentos futuros, manejando adequadamente as informações da sua empresa e esboçar, com segurança, novas aquisições de equipamentos e parcerias comerciais.

No final, o benefício também é do paciente que sentirá a solidez não apenas na técnica médica, mas também na gestão da empresa e do patrimônio. A empresa protegida também protege o paciente.

 

Planejamento tributário é o mesmo que elisão fiscal?

Sim. O planejamento tributário é um procedimento administrativo também conhecido pelo nome de elisão fiscal.

 

Juridiquês: A elisão fiscal é uma prática legal de planejamento tributário que visa reduzir a carga fiscal de uma empresa ou indivíduo por meio da utilização de estratégias e planejamento financeiro dentro dos limites da lei. Diferentemente da evasão fiscal, que envolve ações ilegais para evitar o pagamento de impostos, a elisão fiscal busca aproveitar brechas ou incentivos fiscais previstos na legislação para minimizar a carga tributária de forma ética e legal.

A elisão fiscal envolve uma análise detalhada da legislação tributária e das operações financeiras de uma empresa ou pessoa, a fim de identificar oportunidades legais para reduzir os impostos devidos.

 

Quais são os impactos do planejamento tributário na clínica médica? 

Há muitos tipos de planejamento tributário: isso se inicia na escolha do regime tributário da sua empresa (já falamos disso aqui) e segue a vida do médico empresário mês a mês, em cada momento de escrituração fiscal, pagamento de impostos e avaliação das contratações e distribuição de lucros e dividendos.

O impacto pode ser sentido não apenas na empresa propriamente, mas também na economia possível na declaração de imposto de renda da pessoa física (lembrando que essas figuras não se confundem, falamos disso aqui e no Instagram).

 

Quais os problemas de um planejamento tributário mal executado?

É preciso estar alerta. O planejamento tributário mal realizado, pode ter o resultado oposto. Caso não seja bem realizado, pode implicar em autuações fiscais, pagamento de multas e juros sobre impostos não recolhidos devidamente, além de ações judiciais. Deve-se considerar também possíveis danos à reputação é à imagem pública que uma exposição fiscal pode gerar.

Além disso, o benefício da separação patrimonial entre pessoa física ou jurídica pode ser suspenso por ordem judicial, misturando-se os patrimônios para pagamento de haveres apurados pela justiça, na chamada desconsideração da personalidade jurídica.

 

Juridiquês: A desconsideração da personalidade jurídica é um conceito legal que permite que um tribunal ou autoridade judicial ignore a separação entre a pessoa jurídica (empresa) e a pessoa física (sócios ou acionistas) em determinadas situações específicas. Em outras palavras, a desconsideração da personalidade jurídica permite que se atribuam obrigações ou responsabilidades pessoais aos sócios ou acionistas de uma empresa, mesmo que normalmente esses indivíduos estejam protegidos pela limitação de responsabilidade que a constituição de uma empresa proporciona.

Geralmente, a desconsideração da personalidade jurídica é aplicada quando a empresa é usada de maneira abusiva ou fraudulenta para prejudicar terceiros, credores ou o sistema legal.

 

Como escolher a sua empresa de contabilidade médica?

O médico é o empresário e gestor de sua clínica e por isso, deve ser bem assessorado para que tome as suas decisões administrativas.

Assim, quando for escolher a empresa que fará a sua contabilidade médica, fique atento a solidez dessa empresa. Destacamos os principais cuidados aqui:

 

Vale dizer que a SMR é especialista em análise e planejamento tributário na área médica. Estamos há 10 anos no mercado e mais de 5 mil médicos já foram beneficiados com nossa consultoria e proteção. Ficou com alguma dúvida sobre o assunto e quer saber mais?

Entre em contato e converse com os nossos especialistas. Você também pode seguir nosso Instagram para mais informações: @smrmedica