Saiba como melhorar as contas da sua empresa, saber se está pagando corretamente as taxas e como é o Imposto de Renda para médicos
Saber como lidar com o seu CNPJ médico pode parecer uma tarefa complicada. São diversos termos técnicos, burocracia e documentos para que sua empresa se mantenha saudável e fique livre de pendências.
Porém, não se preocupe. Aqui, trazemos respostas para algumas das dúvidas mais frequentes quando se fala em adequação fiscal, assim como dicas de como cuidar do seu dinheiro e ficar atento a empresas de contabilidade médica confiáveis.
O que eu preciso para ter uma empresa saudável?
Por conta da profissão de médico ser considerada liberal, ou seja, trabalha por conta própria, é preciso ter um meio de como prestar seus serviços corretamente. Assim, é necessário ter um CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) para receber plantões e atendimentos. É diferente de Pessoa Física (PF), que se trata apenas de um indivíduo comum.
Entretanto, sendo PJ, há mais compromissos quanto às obrigações com o governo e cargas tributárias inseridas na forma de declarar o seu trabalho. Manter sua empresa funcionando requer atenção a esses detalhes, para que não pague nem mais, nem menos dos impostos que a lei exige, sem correr o risco de ser confiscado pela Receita Federal.
Como é a taxação de imposto de renda para médicos?
Médicos e médicas precisam emitir uma nota fiscal para cada consulta realizada, seja em clínicas, hospitais ou até mesmo diretamente para pessoas físicas. Tendo em vista a amplitude de suas várias especialidades, há sempre peculiaridades a serem observadas.
Ou seja, o valor das taxas pagas entram em um cálculo detalhado, distribuído para cada tipo de imposto a depender da característica da empresa (Simples Nacional, por exemplo), em que os documentos necessários para prestar suas contas são:
- DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional)
- INSS (Instituto Nacional do Seguro Social)
- IRRF (Imposto sobre a Renda Retido na Fonte)
Com tudo organizado, entre fevereiro e março de cada ano, inicia o período para declarar o Imposto de Renda. Fique atento para o prazo e consulte uma empresa de contabilidade médica para te ajudar.
Como saber qual empresa contratar para me ajudar?
Antes de mais nada, verifique a credibilidade da empresa que você está consultando. Saber se ela é confiável é o primeiro passo, e geralmente isso se dá por meio de comentários positivos dos clientes e tempo de mercado. Veja também quais serviços, vantagens e diferenciais são oferecidos.
A Sociedade Médicas Reunidas (SMR), por exemplo, existe há mais de uma década e trata a segurança fiscal e tributária de mais de cinco mil associados. De todo esse período, nunca houve uma contestação sobre a prestação de contas.
Além disso, ajuda no controle financeiro, cadastra novo tomador, mantém a empresa médica no enquadramento tributário correto e resolve todas as burocracias, fazendo de tudo para que o médico ou médica não precise se preocupar com nada.
Qual a principal vantagem de contratar uma empresa, se posso fazer isso sozinho(a)?
O trabalho médico requer tempo, atenção e dedicação. É uma profissão nobre, em que seu principal objetivo é cuidar da saúde das pessoas e salvar vidas. O espaço ocupado pela gestão de uma empresa é complicado e demorado. Então, ao contratar uma contabilidade médica, o(a) profissional pode trocar esse serviço por assuntos mais urgentes.
Outra vantagem é que sai mais barato. Qualquer pessoa que possui um CNPJ não deseja pagar taxas além do necessário, isso é óbvio. Ou, ainda, pagar menos do que foi cobrado e acabar sendo multado pela Receita Federal. Em ambos os casos, o cálculo exato do que será pago virá mais facilmente das mãos de uma empresa especializada nisso.