Como prestar contas ao leão?

O encontro anual com o leão chegou e você tem até o dia 30 de maio para realizar a entrega da declaração do Imposto de Renda/2025. Nessa hora, é importante estar atento a todos os detalhes da declaração de honorários médicos e da declaração de imposto de renda para médicos para não se complicar. 

Ano após ano, profissionais da área da saúde que têm a PJ médica devem reunir toda a documentação referente a rendimentos, despesas, dívidas e investimentos referentes à empresa para fazer a declaração de Pessoa Jurídica, além da declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física, que todos nós temos que fazer. 

A gente sabe que esse processo pode parecer complexo, por isso trouxemos algumas dicas que podem te ajudar nesse momento. Com as informações bem organizadas e um pouquinho de paciência, fica bem mais tranquilo. Vamos lá? 

Parágrafo exclusivo para os clientes SMR: se você é nosso cliente, muito provavelmente você tem uma PJ médica, ou seja, terá que fazer a sua declaração de Pessoa Física e também de Pessoa Jurídica. Fique tranquilo, a declaração da sua PJ já foi realizada. Mas lembre-se: para fazer a sua declaração de PF você deve usar o Informe de Rendimentos da sua PJ (emitido pela SMR e enviado para o seu e-mail, mas que também pode ser requerido via Atena – WhatsApp).

Como declarar o Imposto de Renda para médicos?

Aqui nesse outro texto, já falamos sobre como declarar o seu Imposto de Renda Médico, mas vamos relembrar alguns pontos:

A declaração de Imposto de Renda deve ser feita online, por meio dos canais oficiais da Receita Federal. No portal Meu Imposto de Renda, é possível acessar orientações e informações de declarações passadas para consulta. 

Além do site, também é possível fazer a declaração por meio do aplicativo do portal, disponível para Android e iOS. O app pode ser baixado diretamente no site. 

Depois, seja pelo portal ou pelo aplicativo, basta efetuar o login e preencher todas as informações solicitadas com bastante atenção, de forma precisa. 

Em seguida, é preciso fazer a importação das fichas para finalizar a entrega do IRPF e, depois, é importante acompanhar o processamento da declaração para garantir que não houve nenhum equívoco. 

Caso haja qualquer informação divergente, é possível corrigir na declaração retificadora e assim regularizar a situação. Agora, vamos entender um pouquinho sobre a declaração de honorários médicos?

Como declarar honorários médicos?

Os honorários médicos devem ser declarados na Receita Federal como parte da renda do profissional e, como tudo o que diz respeito às legislações fiscais, a declaração depende de uma série de fatores, começando pela forma como o médico está registrado – pessoa física ou jurídica. 

Para garantir que a renda recebida seja declarada de forma correta pela Receita, há uma série de passos a seguir. Pra não ter erro, já anota:

  • Organize a documentação 

Manter um registro de todas as notas fiscais e recibos emitidos por todos os serviços prestados é a maneira mais segura de comprovar a renda na hora da declaração. 

Tenha em mãos extratos bancários com um demonstrativo dos pagamentos recebidos, principalmente no caso das consultas particulares em que você recebe por transferência bancária. Manter isso bem organizado ao longo do ano é uma maneira de facilitar esse processo quando a hora chega.

  • Defina o Modelo de Declaração

Depois de organizar toda a documentação, é hora de determinar se você declara como pessoa física ou jurídica. 

Se você tem um CNPJ e recebe seus honorários por meio de Pessoa Jurídica, ou seja, a PJ Médica, deve declarar como Pessoa Jurídica, enquanto médicos que atuam como autônomos tendem a declarar como Pessoa Física. 

  • Preencha a declaração 

Na hora de preencher a declaração, busque o Programa da Receita Federal e  informe os honorários recebidos na aba de “rendimentos”, e em seguida adicione todas as despesas relacionadas aos serviços prestados, como aluguel, materiais e demais custos. 

Depois de definido o valor, é importante emitir a nota fiscal de maneira adequada, preenchendo a descrição dos serviços de forma correta e minuciosa – estar atento a isso é muito importante e pode evitar dores de cabeça.

Por fim, após preencher todos os dados é imprescindível revisar todas as informações antes de enviar a declaração à Receita Federal. Depois de enviada, você receberá um recibo de entrega, que será a comprovação de que a declaração foi devidamente recebida. 

  • Contabilidade Especializada

Vale lembrar que a maneira mais segura e prática de estar em conformidade com as exigências fiscais é contratar uma consultoria contábil, especializada na área médica. 

Isso te ajuda a manter todas as contas da sua empresa organizadas ao longo do ano, além de garantir que você estará em conformidade com a legislação. 

E para um médico, não existe nada melhor do que manter a empresa saudável de janeiro a janeiro, certo? Além do bem-estar que ter as contas organizadas proporciona, isso também facilita o processo burocrático e complexo na hora de declarar seus impostos e honorários. 

LEMBRE-SE: além de entregar a declaração de Imposto de Renda de Pessoa Jurídica, também é necessário entregar a declaração de PF, incluindo seu Informe de Rendimentos da PJ. Para aqueles que contam com a ajuda de uma contabilidade especializada na área médica, como a SMR, a declaração da PJ já é previamente realizada, sem que você tenha que se preocupar. 

Para finalizar o texto, mas não a conversa: se você está com dúvidas sobre como fazer a sua declaração de imposto de renda médico, fale com a gente!