Na carreira médica, o contador especializado é quem garante a saúde dos seus negócios.

Assim como na medicina, contar com o auxílio de um profissional especialista em determinada área faz toda a diferença. Quando o assunto é contabilidade médica, o que a difere das empresas de contabilidade convencionais é o fato de ela ser especializada no segmento e qualificada no atendimento aos profissionais de saúde, facilitando todos os trâmites fiscais e deixando o médico livre de toda a burocracia.

Ao contratar uma contabilidade médica realmente especializada na área, o único trabalho do médico é enviar a documentação. Muito além de criar e administrar a empresa do médico, um contador especializado é responsável por fazer a gestão completa da nota fiscal – da emissão ao repasse de pagamento -, garantindo suporte jurídico e administrativo e, mais que isso, responsável por nutrir um bom relacionamento com as instituições de saúde, com tomadores e prefeituras, trazendo mais agilidade, segurança e facilidade aos processos burocráticos do dia a dia.

Agora que você já sabe as principais diferenças, vamos às vantagens:


1) Economize com a contabilidade médica:

Além de atuar em conformidade com as obrigações fiscais desde o início da carreira, uma gestão contábil ágil e especializada te ajuda na redução da carga tributária. Ao contratar a contabilidade médica, você tem acesso ao melhor regime tributário, reduzindo seu volume de impostos se comparado à tributação do médico pessoa física.  

2) Aumente seu faturamento e seus plantões:

Atuar como médico PJ é uma boa maneira de conquistar mais flexibilidade e autonomia profissional, mais do que isso, um dos principais benefícios para o médico se tornar PJ é a possibilidade de aumentar seu rendimento.

Isso porque, muitos hospitais e clínicas dão prioridade à contratação de pessoas jurídicas, já que todo o trâmite é facilitado pelo contador, além de ser possível fazer a contratação para plantões específicos, garantindo a disponibilidade de profissionais de acordo com as demandas. Com isso, o médico PJ encontra muito mais oportunidades de realizar plantões, o que faz o seu faturamento crescer.

3) Proteja seu patrimônio pessoal 

O profissional que decide criar um CNPJ e atuar como PJ ganha mais proteção financeira e jurídica. Afinal, manter a separação entre pessoa física e pessoa jurídica é uma maneira eficaz de blindar o patrimônio pessoal de quaisquer dívidas, ações judiciais ou problemas litigiosos que envolvam a empresa. Além da proteção patrimonial, essa separação traz uma visão mais clara do crescimento do negócio e facilita a gestão financeira, evitando riscos de mistura de bens. 

4) Tenha auxílio para escolher o melhor regime tributário

Na hora de escolher o modelo de regime tributário mais adequado para a sua empresa, é fundamental poder contar com a ajuda de profissionais especializados no assunto, pois somente assim é possível garantir que todos os benefícios sejam verdadeiramente aproveitados. Essa escolha leva em conta aspectos financeiros, legais e estratégicos, além de considerar o perfil do profissional e seu momento de carreira.

Nesse texto,
falamos sobre as principais diferenças dos três regimes tributários: lucro presumido, lucro real e simples nacional. Vale lembrar que só é possível determinar o melhor modelo para a sua empresa depois de uma análise criteriosa, feita por especialistas. 

Para finalizar, reforçamos o quanto escolher um contador especializado pode te ajudar a economizar, aumentar o seu faturamento e eliminar quaisquer preocupações com questões fiscais, tributárias e de gestão financeira. Se você busca uma contabilidade completa, comprometida e realmente especializada, conte com a SMR.